... and Sculpture for All: Ron Mueck
publicado por Lex
Em jeito de redenção por ter falhado o dia da minha crónica habitual, vou aventurar-me hoje num tema diferente: escultura.
Não o abordo por ser a minha Arte de eleição, mas antes para vos falar de um artista em particular.

Trata-se do australiano Ron Mueck, um dos melhores representantes da corrente hiper-realista. Em meio a um panorama preenchido com artes plásticas que apelam sobretudo ao abstracto, confesso que dá algum gozo encontrar um artista que ainda preza as formas que podemos reconhecer facilmente - sem no entanto renunciar à poesia da sua arte plástica de eleição.

Sim, esse rapaz agachado em frente ao espelho é uma estátua. Mueck utiliza uma resina de fibra de vidro para modelar as formas de um modo assustadoramente real. Essa perfeição não será alheia ao facto de ele ter trabalhado em cinema na sua juventude, onde chegou mesmo a fazer bonecos animados realistas para filmes (os chamados audio-animatronics). Aí aprendeu as técnicas que mais tarde aplicou no que viria a ser o seu futuro.

Hoje em dia as exposições de Mueck suscitam sempre bastante interesse. Há uma grande estranheza no facto de estarmos a passear por entre "gente" congelada num momento. Gente de todo o tipo: jovens, velhos, homens, mulheres e bebés. Uma das obras mais controversas do artista é uma cena de um parto, porque... convenhamos: mesmo sabendo que se trata de uma estátua, não deixa de ser algo incomodativo estar-se ali à frente de uma mulher que acaba de dar à luz.
É nesse incómodo que acaba por residir a espectacularidade das obras de Mueck.
Mas nem só do factor "realismo" vivem estas estátuas. Para além da perfeição, o escultor recorre à distorção da escala para impressionar o espectador. Ora mais pequenas, ora maiores que a realidade, causam uma sensação de estranheza ainda maior.

As mãos em redor são reais, para terem uma ideia da escala da peça.

Como curiosidade, Ron Mueck é genro de Paula Rêgo, pintora portuguesa consagrada em Inglaterra (para quem não souber).

Se quiserem saber mais sobre ele, ficam aqui alguns links:

No IMDB (dos tempos em que ele fazia adereços para cinema e séries): http://www.imdb.com/name/nm0610967/


Até à próxima. ;-)

Marcadores: , ,

Deixa-nos a tua opinião sobre este post:

Postar um comentário

(c)2009 A Outra Galáxia | aoutragalaxia@gmail.com
Optimizado para Firefox 3+ e Internet Explorer 7+ a 1280*1024