Porco Rosso - o porco voador
publicado por Thaurer
Era criança, com cerca de 6/7 anos, e alguém se lembrou de me oferecer uma cassete (ah, saudoso VHS, onde andas?) de um filme de animação com um nome engraçado. “O porquinho voador” era o nome do filme… (ou então não. mas pelo menos tenho quase a certeza que é esse o nome em português).

anyway..

O importante é: o título podia ser parvo, mas o certo é que até hoje o filme do porco voador é um dos meus favoritos. Aquela sensação agridoce e nostálgica que nos preenche cada recanto do cérebro é algo a que é impossível ficar indiferente.

O filme começa com um homem deitado numa cadeira de praia algures numa ilha paradisíaca do mar Adriático, e quando no seu rádio se ouve a noticia de um rapto de varias meninas de uma escola por piratas, o “homem” levanta-se apressadamente para as ir salvar. Percebe-mos então que ele tem uma cabeça de porco. (literalmente!)

PORCO ROSSO Pictures, Images and Photos

Pouco a pouco vamos descobrindo a vida de Marco (é o nome do homem-porco) e do porque de ele ser agora um caçador de prémios, que voa no seu mítico avião de guerra vermelho a favor de aquele que estiver disposto a pagar. Vamos também presenciando a rua rivalidade com Curtis, um bravo (mas um pouquinho bronco) piloto americano, a sua rivalidade com os outros piratas voadores locais e a sua relação com Gina, uma dona de um bar/clube onde os aviadores (ou os badasses digamos assim) da região se juntam para beber e para a ouvir cantar.

porco rosso Pictures, Images and Photos

Todas as aventuras do porco vão acontecendo ao mesmo tempo que em pano de fundo vamos vendo o cenário magnifico do mar e das nuvens que se unem pelo voo artístico dos aviões que por ali passam e combatem, vemos uma Itália que renasce num regime fascista e que persegue todos os pilotos que se recusam a aliar-se ao Estado (entre os quais temos Marco) e uma família de mulheres que após verem todos os seus homens saírem de casa para ajudar na guerra e nas fabricas, deixam o trabalho para elas.


“Kurenai no Buta” ( ou em Inglês “Porco Rosso”) é então um filme com piada, com acção, com um pequeno romance e uma maldição que nunca é explicada e com um ambiente que só o senhor Miyazaki nos consegue dar.
È o filme que vos recomendo a vocês, aos vossos filhos, primos, netos, sobrinhos, cães, gatos… ponham quem quiserem em frente á TV que a qualidade está garantida.

o trailer, que acho que capta bem o espirito da coisa, com abanda sonora, e algumas das cenas interessantes:


e por hoje é tudo, para a semana volto com mais cinema japonês.
Deixa-nos a tua opinião sobre este post:

Postar um comentário

(c)2009 A Outra Galáxia | aoutragalaxia@gmail.com
Optimizado para Firefox 3+ e Internet Explorer 7+ a 1280*1024