... and Metal for All: até breve
publicado por Lex
"Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe", já diz o povo.

Desenterrei esse ditado porque a partir de hoje o "... MFA" vai ser forçado a meter uma licença sem vencimento, férias forçadas ou uma sabática... Como queiram. Motivos de força maior assim o ditam.
De qualquer modo, espero que se trate de um "até breve" e não de um "adeus". Não sei por quanto tempo estarei longe da Internet, mas menos de dois meses não será de certeza.

Enquanto isso não acontece, achei por bem marcar este 'até já' com uma banda daquelas notáveis. Daquelas que gravaram a fogo o seu nome no mundo do Metal, e que toda a gente conhece, para o bem e para o mal, goste ou não delas.

Escolhi uma banda repetente por aqui: os Metallica. E garanto que o facto de o Dave estar a fazer uma bio destes gajos é apenas uma feliz coincidência. :-)
Eternamente controversos, toda a gente que não viva isolada num buraco no meio do Deserto de Atacama sabe quem eles são.
Cheguei a escrever uma crónica algo extensa sobre a banda, como era merecido (podem lê-la aqui, no antigo Galaxia Música), e hoje volto à carga para vos deixar a ouvir aquele que eu considero com o último bom álbum que lançaram até à data: o mediático "S&M". 

Foi das primeiras vezes que o Metal se uniu com texturas sonoras clássicas, e a experiência resultou extremamente bem. Mais que isso, teve o mérito de aproximar as massas deste mundo, por via da orquestra sinfónica. Gente que nunca ouviria Metal normalmente deu por si a trautear a "Sad But True" como se fosse um trecho do "Quebra-Nozes". Ora, isso para mim é positivo, ao contrário do que muitos metaleiros possam achar.
O que é realmente importante na aproximação ao grande público é que a banda não se deixe corromper pela atracção do lucro fácil, conseguido através da desistência de uma música única e demarcante para se entregar às composições mais radio-friendly, que vendem bem. Que foi mais ou menos o que acabou por acontecer com os Metallica, mas isso é uma discussão que nunca terá conclusão. Podem argumentar como queiram, podem estar convencidíssimos de deter a razão, mas já ninguém consegue apagar esta ideia da minha mente. Foram 4 álbuns consecutivos de desilusões para quem conhecia os Metallica antes do Load.

De modo que este S&M surge como uma espécie de oásis em que a banda dá novas roupagens a temas consagrados, e Michael Kamen (que descanse em paz) conduz de modo brilhante a Orquestra Sinfónica de S. Francisco, numa prestação que dificilmente cairá no esquecimento.


Pass: galaxiaartes.blogspot.com

Para já é tudo, caros leitores. Despeço-me com amizade, agradeço a atenção que me vieram prestando ao longo destes meses... e até breve. ;-)

\m/

Marcadores: , ,

Deixa-nos a tua opinião sobre este post:

Postar um comentário

27/02/2009 00:58 |Anonymous Anônimo  
Cá te espero ;)
27/02/2009 04:40 |Anonymous DARKfm  
Até Breve Lex, espero que realmente voltes porque o teu espaço é um dos meus preferidos!
27/02/2009 19:24 |Blogger Thaurer  
s&m
bom album..
bom album.


até breve, minha colega metalhead.
27/02/2009 19:25 |Blogger Covenant  
Até breve. ;)

Já com saudade. :P
28/02/2009 23:42 |Blogger Dave \m/  
pois bem Lex esperemos que seja mesmo até breve!
quanto à bio é mesmo uma feliz coincidência :-)

Até breve, ...and metal for all!
(c)2009 A Outra Galáxia | aoutragalaxia@gmail.com
Optimizado para Firefox 3+ e Internet Explorer 7+ a 1280*1024