De Onde Vem a tua Inspiração? (trilogia da vingança)
publicado por Thaurer
... e como o prometido é devido, hoje trago aqui a famosa Trilogia da Vingança de Park Chan Wook.

são 3 filmes com uma atmosfera bastante sombria e agressiva, que pode, não, que vai mesmo chocar grande parte dos espectadores devido ás cenas fortes de violência fisica e psicológica.
Os três filmes nada tem entre eles que os una ou lhes dê algo que possa ao publico dizer que são todos eles partes de um unico conjunto. As três partes de um todo que nada tem em comum para além das vinganças atrás de vingança, da violência e do impacto visual criado por Park.

sendo assim, os três filmes são:
Boksuneun Naui Geot (traduzido para "a vingança é minha" ou mais conhecido como "Sympathy for Mr. Vengeance"

Sympathy for Mr Vengeance Pictures, Images and Photos


A história deste filme centra-se em Ryu, um surdo mudo que faz de tudo para conseguir um transplante de rim para a sua irmã doente. Ele vai mesmo ao ponto de negociar com traficantes de órgãos que lhe exigem uma enorme quantia de dinheiro e ainda um dos Rins do próprio Ryu, para poder ser vendido em troca daquele que Ryu supostamente iria receber. Digo "supostamente" porque os traficantes desaparecem com o dinheiro e com os rins, deixando Ryu sem alternativas para salvar a irmã. Entretanto é avisado que chegou ao hostpital um rim e que o transplante pode ser feito; ironicamente o preço da operação é o mesmo do que aquele que ele pagou pelo rim no mercado negro, o que impossibilita a operação visto os irmãos não terem agora dinheiro nenhum.

Sympathy for Mr. Vengeance Pictures, Images and Photos

A solução passa por raptar a filha de um dos ex-chefes de Ryu para com o dinheiro do resgate poderem pagar o transplante.
quando a irmã de Ryu descobre sobre o rapto da menina ela nega-se a compactuar com o irmão e mata-se. Durante o Luto de Ryu a menina morre também.
Aparecem então três frentes de batalha. Ryu, os Traficantes e o ex-patrão de Ryu. Todos eles uns atrás dos outros. Todos eles com sede de sangue.



Este é para mim o mais..."poderoso" da série. É um filme onde as imagens falam por si, sendo graficamente bastante explicito em termos de violência. É o melhor inicio possivel para esta trilogia. A actuação dos actores é boa e o realismo dado ás cenas é apenas mais um detalhe que não se pode deixar de lado. Um bom exemplo é a quando de uma das cenas principais do filme, os socos que se vêm são tão reais que o actor que fez de Ryu teve que adiar a sessão fotográfica devido ao mau estado da sua cara.
para além de poucos filmes terem frases tão cool como: "Eu sei que és boa pessoa, mas tu sabes porque é que tenho que te matar..."
=)

Trailer:


O segundo filme da série e o mais conhecido e aclamado é o Oldboy

Oldboy Pictures, Images and Photos

A premissa do filme continua a ser a procura pela morte daqueles que nos causam dor. Uma espécie de Ensaio sobre a Vingança.

Em Oldboy temos uma história completamente diferente. O Final do filme é fantástico (pelo menos é do tipo de finais que eu adoro. simplesmente não se está a prever aquilo) e temos novamente um bom filme quer a nivel de trama como a nivel técnico. Nada falha em Oldboy.

A trama do filme é esta:
Dae-Su é um homem de familia que de repente desaparece do mundo sem deixar rasto. Ou pelo menos é o que parece. Ele fica confinado a um quarto por 15 anos, onde nada mais pode fazer do que ver televisão (o unico contacto com o resto do mundo exterior á sua "cela") e alucinar sobre tudo e mais alguma coisa. Nem mesmo o suicídio é uma hipote-se já que sempre que ele o tenta fazer, gás sai das paredes pondo-o inconsciente. É assim aliás que de vez em quando entra gente no seu quarto para lhe cortar o cabelo ou as unhas. É lhe dada uma ração diária. Não lhe é dada qualquer explicaçao sobr eo porque de ele estar preso ou sobre quem o encarcerou.

Ao fim de 15 anos, e novamente sem qualquer explicação ele é solto para o mundo exterior. Dae Su vai então em busca de respostas e de vingança. O que ele não poderia esperar era as respostas que lhe são dadas. mas isso deixo para vocês descobrirem quando virem o filme.

oldboy Pictures, Images and Photos

O filme ganhou vários festivais e foi ainda nomeado para a palma de ouro do festival de Cannes. É o grande porta estandarte do cinema coreano ou mesmo do cinema asiático em geral e é influencia sobre nomes como Quentin Tarantino.

Trailer:



ja agora, deixo aqui uma das cenas mais memoraveis do filme. É uma cena onde Dae-Su apenas com um martelo simplesmente desanca umas dezenas de "bad guys". estando a camara colocada num sitio que nos dá a sensaçao de estarmos a jogar um daqueles jogos 2D de porrada e filmada totalmente em sequência:



e para terminar com a trilogia:
Chinjeolhan geumjassi (ou Sympathy for Lady Vengeance)

Sympathy for lady vengeance Pictures, Images and Photos

O terceiro e ultimo capitulo da saga de um sentimento é para mim o mais fraco, não deixando contudo de ser um bom filme. (queriam muitos fazer um filme assim)

Geum-Ja é uma mulher que foi obrigada a confessar o assassinato de um rapaz sob a pena do verdadeiro assassino lhe matar o seu filho recém nascido. O julgamento foi bastante mediático e todo o país seguia todos os passos de perto á medida que viam Geum-Ja a ser sentenciada a 13 anos de prisão.
Durante esse tempo ela dedica-se a ajudar outras prisioneiras e a fazer alguns trabalhos na prisão. Essas acções dão-lhe a alcunha de "A simpática Geum-Ja" e reconhecimento de todos de como esta mulher é de facto boa pessoa.
Ao sair da prisão resolve dar asas á sua unica fantasia: Matar Baek, O verdadeiro assassino da criança. Começa então uma investigação que a leva a novos descobriemntos sobre Baek, particularmente o facto de ele ter assassinado várias outras crianças, gravando tudo em alguns snuff films (filmes onde a violencia e as mortes não são encenadas mas sim reais).
Geum-Ja decide falar com as mães e avós de algumas das crianças assassinadas, e todas juntas matam Baek e queimam o seu corpo, tirande de seguida uma foto de grupo para que ninguém fosse acusar ninguem da morte de Baek sem ser tambem considerada culpada.
O final do filme mostra todas elas a comer um bolo em memória das crianças assassinadas.

Este filme tambem ganhou vários prémios, sobretudo o prémio de "melhor actriz" em vários festivais, e ainda o premio de melhor filme no festival de veneza.

Trailer


e por hoje despeço-me, com aquele sentimento agridoce que é a vingança.

vejam muitos filmes, façam sugestões, dêm a vossa opinião!
Deixa-nos a tua opinião sobre este post:

Postar um comentário

30/03/2009 11:13 |Anonymous Anônimo  
grande filme o old boy e tem ai uma grande cronica sobre ele obrigado thaurer pelo o grande trabalho k fizeste
(c)2009 A Outra Galáxia | aoutragalaxia@gmail.com
Optimizado para Firefox 3+ e Internet Explorer 7+ a 1280*1024