De Onde Vem a tua Inspiração?
publicado por Thaurer
ora boa noite caros leitores e peço desde já desculpa pelo atraso.
foi um fim de semana de doidos. E a segunda feira nao lhe ficou atrás.

Á custa deste dia maluco tive que retirar o "Suicide Club" da lista de filmes que ia apresentar hoje. Digamos que depois de ver pedaços humanos ao longo de uma linha de combóio não nos deixa muito animo para falar dum filme cujo acontecimento central é um suicidio em massa tambem numa linha de combóio.
Uma imagem que infelizmente nao me irá sair da cabeça tão cedo.


mas pronto, falando de filmes que é o que interessa.

Quero começar por uma comédia romantica realizada pelo senhor Park Chan Wook, criador da famosa "trilogia da vingança" (da qual vou fazer para a semana um post exclusivo sobre ela). Um filme que apesar de alguns considerarem uma decepção, eu até acho bastante bom.

I'm a cyborg but that's OK

im a cyborg but thats ok Pictures, Images and Photos

Park Chan Wook conta-nos aqui a história de uma rapariga internada num asilo que acredita ser um robot criado para a destruição, mas que o é incapaz de fazer porque nao está carregada de energia (daí ela lamber pilhas) e da sua relação com um rapaz chamado Park Il-Sun que diz ter a habilidade de roubar as almas das pessoas, e que ao longo do filme vai tentar ajudar Yong-Goon, a curar-se da sua personalidade robótica e cria uma forma de ela começar a alimentar-se sem medo de danificar o seu corpo "electrónico".

Soy un cyborg Imagen 3 Pictures, Images and Photos

Como eu disse, este filme é considerado por alguns como uma desilução, mas eu acho que a partir do momento em que um realizador faz o Oldboy, qualquer filme que venha a seguir corre sempre o risco de parecer fraco. Saibogujiman kwenchana (nome original do filme) é uma aventura de Park pelos lados mais suaves da arte de contar histórias, e na minha opinião, merece uma oportunidade de qualquer pessoa.
(Nem que sirva para ser um daqueles filmes para ver com a namorada)

trailer:




e o segundo filme traz um dos melhores assuntos em termos de cinema japonês: Samurais!

Twilight Samurai Pictures, Images and Photos

The Twilight Samurai (Tasogare Seibei) é o tipico filme de samurais, onde a honra, coragem e lealdade são postos no mais alto patamar e onde não faltam espadas a serem desembainhadas, apesar das batalhas não serem o tema principal, perdendo esse espaço para a labuta diária e sentimentos pessoais de um elemento baixo da hierarquia samurai no séc. XIX.

Photobucket

Seibei (o personagem principal) vive então uma vida de dificuldades, tendo que tomar conta das suas duas filhas e da sua mãe senil enquanto lida com a morte da sua esposa. Tudo isto enquanto recebe um ordenado que mal dá para comer. (nunca imaginaram tal coisa na vida de um samurai nao é? =) A verdade é que nem sempre era só batalhas e glória).

Este filme ganhou cerca de 37 prémios em festivais de cinema em todo o mundo, e foi ainda nomeado para melhor filme estrangeiro nos Oscares de 2003.

fica aqui o trailer:


Se procurarem por este filme nas prateleiras das lojas (ou mesmo na gigantesca prateleira da world wide web) nao se devem arrepender. É um bom Épico, que apesar de diferente, trouxe-me á memória "Os sete Samurais".

de seguida, do Japão Feudal passo para o Japão onírico do Mestre Akira Kurosawa.
Dreams é o nome do filme, ou "Sonhos" em português (mas português do Brasil porque a nivel nacional acho que nunca encontrei nada sobre o filme. típico.) se preferirem.

Este filme dá muita, mas mesmo muita importãncia á beleza visual, destacando-a claramente ao longo da obra.

O filme tambem não tem uma história propriamente dita. Como o próprio titulo indica, o filme é baseado em sonhos. 8 sonhos para ser mais exacto, e cada um deles com o seu prórpio tema e com o seu próprio universo.

Ao longo das 8 histórias/sonhos encontramos garotos que fogem de casa para ver a dança das raposas;
Photobucket
exércitos que morrem mas que com a confusão nem se apercebem que estão mortos; alpinistas a serem salvos pelo mesmo espirito que os tentou antes enganar para a morte; um holocausto nuclear no Monte Fuji; Bonecas que ganham vida para salvar uns Pessegueiros;
Photobucket
uma aldeia onde os habitantes há muito que fogem do mundo da tecnologia preferindo a saúde espiritual a uma vida moderna;
Photobucket
e ainda uma parte do filme dedicada á obra de Van Gogh, e onde um jovem japonês caminha literalmente por entre os quadros do famoso pintor.

Photobucket

destaque também para o facto de ser o Martin Scorcese quem dá vida ao personagem do pintor Holandês.

fica um video com algumas passagens do filme:



e para fechar, vou mencionar tambem o Kamikaze Girls que é um daqueles filmes que ao ser visto pensamos logo que só mesmo os japoneses poderiam fazer uma coisa dessas.

Kamikaze girls Pictures, Images and Photos

Tudo no filme reflecte a palavra Japão e reflecte a existência desse nobre povo que tantas coisas estranhas tem inventado ao longo dos tempos.

No filme temos então a filha de um velho yakuza, que por algum motivo tem por gosto vestir-se como se vivesse no séc XVIII, o estilo Lolita que andou/anda na moda pelo japão.
kamikaze Pictures, Images and Photos

Momoko (é o nome dela) é obrigada a ir viver para o meio rural japonês quando o pai dela começou a ter problemas devido a este fazer contrabando de roupas de marca (ou imitaçao das roupas de marca) e todo o tipo de produtos que possa falsificar. Vivendo então num local onde as pessoas sao mais conservadoras que nas metrópoles, e onde pouco ou nada se passa, ela fica fascinada quando se cruza com Ichiko. Uma punk membro de um grupo feminino de motards e dona de um estilo de vida que pode ser chamado de tudo menos de "conservador" e "monótono".

kamakazi girls Pictures, Images and Photos

o tipico filme de estrada, destinado a adolescentes, baseado num manga, mas que se peca nalguma coisa, de certeza absoluta que não é na originalidade.
Um filme engraçado e colorido que decerto que roubará umas gargalhadas a quem o vir.

de todos os filmes que mencionei aqui hoje, este deve ser o mais facil de encontrar, sendo que está disponivel no tube com legendas em inglês.

fica aqui o trailer:


e então por hoje é tudo.
para a semana vou escrever aqui sobre a famosa "Trilogia da Vingança" do Park Chan Wook.

espero que gostem, e no caso de nao gostarem, podem sempre reclamar.
Deixa-nos a tua opinião sobre este post:

Postar um comentário

(c)2009 A Outra Galáxia | aoutragalaxia@gmail.com
Optimizado para Firefox 3+ e Internet Explorer 7+ a 1280*1024