Um Cerebro Sobredotado - Danniel Tammet
publicado por Ricardo Dias


Título:
Um Cerebro Sobredotado - Danniel Tammet

Gênero:
Documentário

Canal:
Odisseia (PT)

Sinopse:
É capaz de aprender um idioma por semana. Pode realizar mentalmente operações matemáticas com 100 decimais. De facto, tem o recorde da Europa de memorizar os decimais de Pi (mais de 22.000). Bem-vindos ao cérebro de Daniel Tammet, um jovem com uma extraordinária memória e uma habilidade única para as matemáticas. Este documentário acompanhá-lo-á numa viagem até à América para se encontrar com os cientistas que asseguram que a sua assombrosa capacidade é, na realidade, inata em todo o ser humano mas só alguns - como David - sabem potenciá-la. A sua história começou quando tinha quatro anos e sofreu um ataque epiléptico: isto transformou a sua química cerebral e deu-lhe a capacidade da sinestesia, ou seja, as partes do cérebro responsáveis pelas diferentes áreas de percepção misturaram-se. Assim, começou a responder emocionalmente a números, ao mesmo tempo que via de forma automática formas e texturas. Não percam este documentório impressionante no qual testemunharemos a sua entrevista com o sábio mais famoso do mundo: o génio que inspirou Dustin Hoffman no filme Rain Man. David guardará a chave para potenciar umas capacidades similares em centenas de seres humanos?

Videos (em português):
01: http://videos.sapo.pt/9TGZ1uW3CUteZojkDfGK
02: http://videos.sapo.pt/ntF7bfLIZ6tEOMguoidz
03: http://videos.sapo.pt/FEoG8u7FbDRoDplk4h23
04: http://videos.sapo.pt/on5VlcZKOaezJDLCYHkr
05: http://videos.sapo.pt/usjp8Mtb0kW10Zw6ErlJ
06: http://videos.sapo.pt/pfDqNZQmo48kt4AdcaQv

Marcadores:

Deixa-nos a tua opinião sobre este post:

Postar um comentário

24/05/2009, 23:45 |Blogger Thaurer  
adoro este tipo de documentários. ja uma vez no canal odisseia deu um documentário muito fixe sobre miudos génios.
(e as tantas é o mesmo documentário xD)

tenho que ver isto.
01/06/2009, 22:26 |Blogger armyofufs  
Os savant realmente são seres humanos fantásticos. Mas, prefiro não ser um. Dois dos que mostraram tiveram um acidente de saúde antes de possuírem aquela capacidade. Outro deles tinha graves problemas de expressão e relacionamento. Portanto, apesar de serem pessoas com grande potencial, devem ser perturbadas.
12/06/2009, 19:43 |Blogger Dr. Death  
Já tive a oportunidade de ver este documentário antes, e é sem dúvida bastante bom. Desconhecia por completo a existência de tais seres humanos com tamanhas capacidades. O que mais me surpreendeu foi aquele senhor que sabe de cabeça o dia da semana e o tempo que fazia de um determinado dia qualquer desde o seu incidente a jogar basebol.

O savant mais famoso do mundo que, se não estou erro, consegue ler duas páginas de um livro em 8 segundos e ainda memoriza 98% de tudo o que lê é que me deixou :O

Excelente post, parabéns.

SE
(c)2009 A Outra Galáxia | aoutragalaxia@gmail.com
Optimizado para Firefox 3+ e Internet Explorer 7+ a 1280*1024