Debates de Outra Galáxia
publicado por Skywriter™

Estreia aqui a primeira edição dos Debates de Outra Galáxia. Será um espaço semanal, aos Domingos, onde queremos que debatam connosco os mais variados temas.

Para primeiro tema destes debates, escolhi: A Televisão em Portugal.
O que acham da nossa televisão?
- Quais os melhores (em qualidade) canais?
- Os noticiários nos canais públicos, são bons?
- Programação, o que têm a dizer?
- Ficção, temos muito ou pouca? Boa ou má?
- Preferem os canais por cabo ou as estações generalistas em canal aberto?

Opinem. Sem participação isto não terá piada.

Marcadores:

Deixa-nos a tua opinião sobre este post:

Postar um comentário

12/04/2009, 22:12 |Blogger Thaurer  
ora bem, deixem-me cá soltar algumas palavras sobre o assunto.
sobre o que eu acho da nossa televisão... bem, já gostei mais. mas ja gostei menos.
temos séries que eu acho de bastante qualidade, como por exemplo o "Conta-me como foi"..e...hmmm....pois. xD
sinceramente não vejo muito os canais portugueses. via muito a sic radical, mas acho que com o crescimento do canal, vieram novas responsabilidades e tentativas de novas conquistas, e como tal, perdemos o que eles tinham de melhor: a busca pela inovação e o desejo de algo novo. Acomodaram-se com os Curtos Circuitos e repetiçoes do gato Fedorente. sinceramente, isso não chega.
em Contrapartida temos o canal 2 que acho que é muito bom.
ha pouco tempo vi que estava a dar lá o "Irreversivel", e deu tambem o "Odisseia no Espaço" e filmes do genero. O ben Hur deu ontem ou anteontem. Se eles voltassem com o sempre em pé ou com "A revolta dos pasteis de nata" ficava mais satisfeito. Fazem-se bons programas em Portugal que merecem ser explorados. (perfeito anormal, gato fedorente, Noites do Alvim, Programa do Aleixo... tudo bons programas que lá vão surgindo de vez em quando. curiosamente, a maior parte deles na "antiga" sic radical.)

Os noticiarios?
bem, a RTP é um bocado ensoça. A TVI é o exagero do sensacionalismo. a SIC tenta ficar lá no meio.

mas pronto, felizmente temos a belissima tvcabo, com o discovery channel, canal Hollywood, História, Cartoon network (sim, o cartoon network passa coisas fantásticas. Foster's Home for Imaginary Friends devia passar com legendas em Portugues para os nossos putos) e etc...

portanto, televisão em Portugal. Não é má. Tirando o facto de apostar na comodidade dos programas de audiencias faceis, acho que todos os canais portugueses fazem boas temporadas televisivas.
14/04/2009, 18:15 |Blogger Skywriter™  
Bem, já que mais ninguém participa, aproveito e deixo eu a minha visão de como vai a nossa TV.

Começando pelo melhor, acho que é mesmo a RTP (1 e 2). Eu já nem vejo, excepto os noticiários (da RTP) e o futebol (também na RTP, curiosamente) mas penso que a RTP é que se safa melhor em termos de qualidade, mesmo que isso não se traduza em grandes audiências. como se costuma dizer, quantidade não é sinónimo de qualidade.

No ponto das noticias volto a dar "vantagem" à RTP, com o telejornal e o Jornal da tarde a serem feitos de forma séria, sem sensacionalismo, e com os melhores jornalistas e repórteres.

Em relação à ficção a TVI leva vantagem, não pela qualidade (que as novelas deles têm sempre as mesma histórias) mas pela quantidade. Há ainda a salientar ainda as séries da RTP, conta-me Como Foi e o Pai à força, que de vez em quando lá vejo uns minutos desta ultima.

Concluindo, mais vale ver canais por cabo do que propriamente os "públicos". A não ser que gostem de ver doses industriais de novelas durante todo o dia.

Cada vez mais me viro para a Internet, de onde saco as minhas séries e as vejo quando quero, onde quero e não tenho que me preocupar com intervalos nem nada dessas porcarias, e ainda para mais têm qualidade. Inteligente foi a Daniela Ruah em ir para os States.

Havia muito mais para falar mas não me apetece estar a escrever mais... lol

E já agora, opinem! :)
(c)2009 A Outra Galáxia | aoutragalaxia@gmail.com
Optimizado para Firefox 3+ e Internet Explorer 7+ a 1280*1024